??

iesam logo

Sobre o IESAM

IESAM (Instituto de Estudos Superiores da Amazônia) é um instituto de educação superior (Privado - Particular em Sentido Estrito) fundado em Belém do Pará no dia 30 de maio, Terça-feira, no ano de 2000. Esta instituição possui 12 anos de tradição e é mantida por Organização Paraense Educacional e de Empreendimentos Ltda. Esta instituição não possui ensino a distância! Gratuita? Não.

 

 

Sobre o Professor

Prof. Esp. Elinaldo Ribeiro de Azevedo

  • Lider e criador do grupo BelJogos
  • Coordenador do Curso de Tecnólogo em Jogos Digitais

Fonte: IESAM

 

Sobre o Palestrante

Michel Montenegro (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.),mais de 14 anos de experiência profissional na área de T. I. Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Esta cursando sua pós-graduação em Latu Sensu em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB. Participação em grandes projetos para o Estado como Transparência-Pará. Possui 16 cursos extracurriculares na área de T.I (Lattes: http://lattes.cnpq.br/8051152604230199)

 

O Convite

Um dos alunos da turma do 4° ano soube do projeto (Erick Pimentel), deu a ideia para a sua turma, a turma aceitou e o convite foi feito, afinal é um mercado interessante principalmente para eles que se formam este ano. Lembrando que o curso de Sistemas de Informação no IESAM é um dos cursos mais bem conceituados na região e pelo MEC.

 

Parallax-game-engine-2d

Sobre a Palestra

Foi uma palestras para a turma do 4° ano do curso de "Bacharelado em Sistemas de Informação".

  • I4NA (04/04/2012-Noite) - Curso de Sistemas de Informação - Duração: 1 hora e 30 minutos.

Apesar de caido vespera de um feriadão e da turma não ter foco na área de jogos digitais, tive uma grata surpresa em saber que alguns futuros profissionais da área já tinham um previo conhecimento e já acompanhavam o setor a algumtempo.

Abordei tecnologias como C# com XNA e Unity3D, flex, C++ com SLD, Java com LWJGL, entre outras (Mantendo o foco sempre no ambiente do projeto, que é desenvolvido em Java). A parte de perguntas e respostas foi bem interessante e informativa e só posso ter elogios a turma que demonstrou interesse no projeto e no mercado, mostrando uma visão mais ampla em relação ao mercado de jogos.

 

IMG 0652

IMG 0655

IMG 0656

 

Como é costume deixei alguns lemas pessoais para a turma:
  • "Não criamos um jogo e sim um local para se distrair, relaxar, se divertir, conhecer pessoas, além de dignidade que as vezes não encontramos no mundo real."
  • “As tecnologias servem vocês e não ao contrario!”
  • “Não sigam tendências ou imitem modas, nem mesmo escutem e obedeçam cegamente o que outro profissional falar, estudem, aprendam, tirem suas conclusões e se tornem formadores de opinião! ”
  • "Não existe a pior tecnologia, exista aquela que se enquadra em suas necessidades!"
Go to top