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Semana Académica

No dia 04/06/2012 das 21:00 até as 22:00 ocorreu a palestra sobre a criação de jogos digitais em Java na Semana Académica. Onde o molde que serviu de exemplo nos últimos slides para explicar conceitos foram do projeto Parallax.

 

Programação: Link(PDF)

Slide(Apresentação): Criando jogos digitais em java

A palestra seguiu o seguinte roteiro:

  • Explicações sobre Java2D e sua relação com AWT e posteriormente Swing.
  • Porque Swing foi criado se o AWT já existia.
  • Como funciona a mecânica do Java2D, por exemplo, comparativo associativo entre desenho feito em outras linguagens de programação como Delphi (Canvas) e Java2D(Graphics), com que tipo de coordenadas o usuário e o computador trabalham.
  • Como funciona o contexto gráfico dentro do Java2D.
  • Caso eu queria migrar de desenvolvimento desktop em Java para Android, quais os comparativos devo fazer para ter uma migração simples?
  • Sistemas de cores RGB e o Alpha.
  • Primitivas Geométricas.
  • Perspectiva 2D, 2.5D(Isométrico) e 3D.
  • O que é a tecnologia LWJGL (Associações com o SDL do C++) e como funciona os Bindings(Ligações).
  • O que Java e C++ tem em comum?
  • O que é OpenGL, Open AL, OpenCL.
  • O que é a tecnologia Slick2D
  • O que é a tecnologia NiftyGUI (Comparativos em relação ao TWL, Swing e outros ambientes de desenho como os usados no VB).
  • JMonkey Engine, sua origem e como funciona assim como seu ambiente(IDE-NetBeans)
  • RedDwarf, origem e informações técnicas.
  • Escolhendo uma base de dados para seu jogo (TXT, XML, BD, BD Embedded, Object Serializable ou outros).
  • Ambiente 3D para Java: Jagex, Ardor e JMonkeyEngine.Conhecer os jogos de sucesso feitos em Java.
  • Estratégias de criação de Mapas, Mensagens, Skills, Missões, Batalhas, Climas e balanceamento de atributos.

 

Agradecimentos

A todos que assistiram a palestra (Alunos e Professores), em especial ao Elinaldo Azevedo e Paulo Rocha (Os dois coordenadores que se fizeram presente) e ao proprio IESAM pelo evento.

 

Fotos

Iesam SemanaAcademica DJJ A

Iesam SemanaAcademica DJJ B

No dia 04/06/2012 das 21:00 até as 22:00 ocorreu a palestra sobre a criação de jogos digitais em Java na Semana Académica. Onde o molde que serviu de exemplo nos últimos slides para explicar conceitos foram do projeto Parallax.

A palestra seguiu o seguinte roteiro:

1.Explicações sobre Java2D e sua relação com AWT e posteriormente Swing.

2.Porque Swing foi criado se o AWT já existia.

3.Como funciona a mecânica do Java2D, por exemplo, comparativo associativo entre desenho feito em outras linguagens de programação como Delphi (Canvas) e Java2D(Graphics), com que tipo de coordenadas o usuário e o computador trabalham.

4.Como funciona o contexto gráfico dentro do Java2D.

5.Caso eu queria migrar de desenvolvimento desktop em Java para Android, quais os comparativos devo fazer para ter uma migração simples?

6.Sistemas de cores RGB e o Alpha.

7.Primitivas Geométricas.

8.Perspectiva 2D, 2.5D(Isométrico) e 3D.

9.O que é a tecnologia LWJGL (Associações com o SDL do C++) e como funciona os Bindings(Ligações).

10.O que é OpenGL, Open AL, OpenCL.

11.O que é a tecnologia Slick2D

12.O que é a tecnologia NiftyGUI (Comparativos em relação ao TWL, Swing e outros ambientes de desenho como os usados no VB).

13.JMonkey Engine, sua origem e como funciona assim como seu ambiente(IDE-NetBeans)

14.RedDwarf, origem e informações técnicas.

15.Escolhendo uma base de dados para seu jogo (TXT, XML, BD, BD Embedded, Object Serializable ou outros).

16.Ambiente 3D para Java: Jagex, Ardor e JMonkeyEngine.

17.Conhecer os jogos de sucesso feitos em Java.

18.Estratégias de criação de Mapas, Mensagens, Skills, Missões, Batalhas, Climas e balanceamento de atributos.

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