??

iesam logo

Sobre o IESAM

IESAM (Instituto de Estudos Superiores da Amazônia) é um instituto de educação superior (Privado - Particular em Sentido Estrito) fundado em Belém do Pará no dia 30 de maio, Terça-feira, no ano de 2000. Esta instituição possui 12 anos de tradição e é mantida por Organização Paraense Educacional e de Empreendimentos Ltda. Esta instituição não possui ensino a distância! Gratuita? Não.

 

  • Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Site: www.iesam-pa.edu.br
  • Telefone:(91) 4005 5400
  • Fax: (91) 4005 5407.
  • Endereço: Avenida Governador José Malcher 1148 - BELEM, PA. CEP 66055-260

 

Sobre o Professor

Márcio Moscoso, graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Pará em 1998. Mestre em Engenharia Elétrica na área de Instrumentação Eletrônica e Controle pela Universidade Federal da Paraíba em 2000. Atualmente em doutoramento em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará – 2001 Atua nas linhas de pesquisa: Instrumentação e Controle ; Inteligencia Artificial; Sensores e Atuadores Inteligentes.

Fonte: http://www.ufpa.br/nesc/marciomoscoso.htm

 

Sobre o Palestrante

Michel Montenegro (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.),mais de 14 anos de experiência profissional na área de T. I. Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Esta cursando sua pós-graduação em Latu Sensu em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB. Participação em grandes projetos para o Estado como Transparência-Pará. Possui 16 cursos extracurriculares na área de T.I

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8051152604230199

 

O Convite

Após o anuncio do projeto alguns profissionais da área começaram acompanhar o mesmo, entre eles esta o professor Márcio Moscoso, que atenciosamente fez o convite para que o projeto Parallax fosse apresentado e se possível não somente ele, mas o que levou ao mesmo, suas dificuldades, compartilhando toda a experiência adquirida neste percurso. Neste contexto foi aceito o convite.

Parallax Versao Antiga Versao Nova

 

Sobre as Palestras

Foram ao todo três palestras para três turmas do 2° ano de diferentes cursos tecnólogicos, com duração diferenciada devido ao tempo que cada turma disponha para o mesmo.

  • I2NA(28/02/2012-Noite) - Sistemas de Informação - Duração: 1 hora.
  • X2MAB (01/03/2012-Manha) – Engenharia de Computação - Duração: 1 hora.
  • X2TA (01/03/2012-Tarde) – Engenharia de Computação - Duração: 2 horas.

Houve uma participação muito boa por parte dos alunos, com direito a perguntas sobre a tecnologia, levantamento de questões pertinentes, anotações e casos em que eles eram atuantes, o volume de alunos interessados sobre o assunto nas três turmas foi acima do esperado.

Temas importantes foram tratados como mercado para desenvolvimento de jogos no geral e em especial Java, comparativos positivos sobre varias Engines (Motores) e tecnologias envolvidas atualmente com criação de jogos (Exemplo: XNA, Flex, Game Maker, RPGMaker, Unity 3D, Java), predominância de mercado “2D versus 3D” e entre tecnologias, tecnologias envolvidas na criação de jogos em Java, casos de sucesso com o uso de Java para a criação de jogos.

Foi feito comparativos entre mercado e tecnologia corporativa versus tecnologia e mercado de jogos, um breve histórico sobre os jogos e o que devemos a eles no quesito evolução tecnológica e social, compartilhei de forma objetiva e resumida os 14 anos de experiência de mercado que tive e as diferenças regionais existentes em alguns estados.

O projeto Parallax foi devidamente apresentado para cada turma, suas funcionalidades e lógico que o assunto "como funcionam outras engines?" foi abordada, e aplicações.

 

Abaixo alguns lemas pessoais que deixei em cada turma:
  • “As tecnologias servem vocês e não ao contrario!”
  • “Não sigam tendências ou imitem modas, nem mesmo escutem e obedeçam cegamente o que outro profissional falar, estudem, aprendam, tirem suas conclusões e se tornem formadores de opinião! ”
  • "Não existe a pior tecnologia, exista aquela que se enquadra em suas necessidades!"

 

Fotos de uma das turmas durante a palestra:

IMG 0578

IMG 0579

IMG 0582

IMG 0584

IMG 0577

IMG 0580

IMG 0576

IMG 0583

IMG 0581

Abaixo alguns lemas que deixei em cada turma:
“As tecnologias servem vocês e não ao contrario!”
“Não sigam tendências ou imitem modas, nem mesmo escutem e obedeçam cegamente o que outro profissional falar, estudem, aprendam, tirem suas conclusões e se tornem formadores de opinião! ”

Go to top