??

Interactive Game Studios Academy

Lançado o Primeiro módulo do AgileSchool para testes

1° Caso de uso do framework de persistencia ParallaxDB

 

Este sistema de gerenciamento interno da Interactive Game Studios Academy, o AgileSchool, criado por Éderson Cássio será disponibilizado como gratuito e de código livre para quem se dispuser a usá-lo e melhorá-lo.

A empresa tem sua sede na Rua Pedro Narciso Rodrigues, nº 215, Bairro Cruzeiro do Sul, Pouso Alegre - MG.
O curso é ministrado nas dependências do Colégio Ápice-COC Pouso Alegre, localizado à Rua Silviano Brandão, nº 358, Centro, Pouso Alegre - MG.

Site Oficial: http://gamecursos.com.br/

 

Downloads

- código fonte
- versão de testes

 

Bibliotecas Escolhidas

Miocc - pequeno container de injeção de dependências, substitui o módulo básico do Spring. Desenvolvido por Henrique Lobo Weissman (Kico), de Belo Horizonte-MG.

ParallaxDB - framework de persistência, realiza leitura e gravação em diversos bancos de dados. Desenvolvido por Michel Montenegro, de Belém-PA.

 

Motivos para a escolha dos Frameworks acima

O motivo da escolha foi o tamanho das bibliotecas, permitindo que qualquer um que quisesse experimentar o software pudesse baixá-lo e rodá-lo rapidamente, como se fosse uma aplicação Windows tradicional (claro que, sendo feito em Java, também pode-se usá-lo no Linux e outros sistemas operacionais), sem necessitar configurar pesados servidores de aplicação ou baixar quilos de bibliotecas em formato .jar.

No entanto, estas bibliotecas básicas e enxutas estão sendo planejadas para ter a maior compatibilidade possível com as ''grandes'' (que seriam o Spring para injeção de dependências e o Hibernate para persistência), de modo que seja possível substituí-las caso sejam necessários recursos mais avançados.

Éderson Cássio colaborou no desenvolvimento dos parsers de anotações Java destes dois frameworks, e os considera excelentes alternativas para sofrwares enxutos.

 

Imagens

A primeira versão de testes já está configurada com um banco de dados SQLite populado com alguns dados de exemplo, seu driver, os .jar's dos 2 frameworks citados acima e um arquivo .bat preparado para rodar o aplicativo. Tudo que você necessita é ter a plataforma Java instalada em seu computador e rodar este .bat (logo será providenciando um launcher para Linux).

O primeiro módulo disponível permite registrar e consultar as aulas dadas e a frequência. Aqui na Interactive, será operado pelo professor.

AgileSchool

Este módulo também já foi testado contra um banco de dados MySQL, e também o testaremos com o Postgre e o Firebird. A versão de testes inclui o script de criação do banco de dados no MySQL, e o aplicativo configurador do ParallaxDB (veja abaixo). É preciso, no entanto, baixar o driver JDBC do MySQL e configurá-lo no classpath. Isso é tarefa para desenvolvedores (hehehe), mas a intenção é, quando estiver pronto, disponibilizá-lo pré-configurado para vários bancos de dados.

Configurador ParallaxDB

 

Fonte: Primeiro módulo do AgileSchool para testes

Go to top