??

Introdução

O site do E.Informação inicialmente é um site de noticias sobre tecnologias, agindo de forma pontual em informação voltada para o desenvolvimento seja como arte ou algoritmo e poucos casos sobre tecnologias mais genéricas. Após algum tempo de existência o autor do site começou alguns projetos distintos que ao longo dos anos cresceram e receberam o prefixo de "Parallax", recebendo inclusive destaque no próprio site, por ser o "carro chefe" que impulsiona e direciona as noticias, abaixo a lista dos projetos e versões atuais:

Projetos

  • [Jogo de Carta] Jornada - Historias & Lendas
  • Parallax Engine 2D (Motor de criação de Jogos em 2D) - Ver. 3.0

    • Parallax Database Editor (Editor de Dados da Engine 2D) - Ver. 3.0

  • Parallax DB (Framework de Persistência Java) - Ver. 3.0

  • Parallax 2D (Framework para jogos 2D que utilizem a LibGDX) - Ver. 3.0

 

 

Objetivos

 

Jogo de Cartas

  • Projeto Indie e Nacional.
  • Nome: Jornada - Historias & Lendas.
  • Idiomas: Português, Inglês, Espanhol.
  • Iniciado: 05/12/2015.
  • Gênero: Turno/Tático/Jogo de Carta/ Multiplayer ( Local, VPN e Web(via IP) ).

Engine 2D

Um motor que ao ler os dados (banco de dados, arquivos de configuração e recursos) converta isso em um jogo.

Database Editor

Editor dos dados da Engine, nele literalmente é construido o jogo, os dados aqui gerados vão ser lidos e convertidos em um jogo real pelo motor. Um exemplo deste tipo de integração é o RPG Maker (Inclusive ele é em grande parte o molde que o autor usa para a padronização).

ParallaxDB

Framework de persistência Java, similar ao Hibernate, EJB e outros, mantendo o padrão da JPA, porém seu foco e objetivo é funcionar em Android, Desktop.

Parallax2D

Framework de apoio para desenvolvimento de jogos em 2D, similar ao Cactus2D, porém ele é especializado na LibGDX .

 

Justificativas

Jogo de Cartas (Jornada)

A ideia é mostrar ou gerar curiosidade a respeito da cultura de uma região (Brasil, Europa, etc.), através dos personagens das cartas, convertendo os mesmos em protagonistas. Sem vilões ou mocinhos, apenas protagonistas, onde o jogador decide se são bons o maus, ao ler a historia dos personagens. Divertir e ensinar, valorizando a nossa cultura nacional e internacional.


Engine 2D & Database Editor

Foi escolhido a tecnologia Java justamente por ter poucas opções de motores de criação de jogos para a mesma, tornando esta ferramenta uma gota de água no deserto, outra razão foi o fato do autor do projeto ter um domínio grande na linguagem diminuindo a curva de aprendizagem e agilizando resultados. Inclusive a LibGDX foi escolhida por dar um excelente suporte para Android e HTML5.

Endereço do SVN(Controle de Versão): https://svn.code.sf.net/p/parallaxu/code/trunk

ParallaxDB

Durante o desenvolvimento precisei acessar um banco de dados (Embarcado ou não), inicialmente usei o Hibernate, porém quando foi necessário usar em ambiente Android o Hibernate e outros não serviram, apesar de existir frameworks exclusivos para Android, mas não existia ou não foi encontrado nenhum que funcionasse tanto em ambiente Desktop como no Android utilizando as mesmas configurações, neste contexto foi criado o ParallaxDB

Endereço do SVN(Controle de Versão): https://svn.code.sf.net/p/parallaxdb/code/trunk

Parallax2D

A ideia de desacoplar algumas funções do motor para um possível reuso em outro ambiente e que fosse especializado na LibGDX, foi a justificativa para a criação desta biblioteca.

Endereço do SVN(Controle de Versão): https://svn.code.sf.net/p/parallax2d/code/trunk

 

Vantagens e Benefícios

  1. Gratuito
  2. Código Fonte aberto.
  3. Multiplataforma, possibilidade de rodar em qualquer sistema operacional (S.O) que tenha um JVM (Maquina Virtual Java)
  4. Fácil de usar.
  5. Que utilizasse uma linguagem conhecida por muitos, para continuidade e melhorias no projeto.
  6. Fosse uma fonte de estudos acadêmicos.
  7. Contivesse um rico uso de varias tecnologias e padrões de projeto fortalecendo a questão do item 6.
  8. Provasse que o difícil/impossível é possível

Comparativo com Softwares similares

Abaixo é feita a comparação entre o Parallax Engine 2D e algumas engines para ambiente 2D, com base nesta mesma tabela podemos afirmar que:

  1. Parallax e o RPGMaker são os únicos especializados em RPG (Gerando mais recursos para esta modalidade de jogo), porém só o Parallax é free+OpenSource dos dois.
  2. Parallax é o único com suporte nativo a recursos Online.
  3. Parallax é o único em código Java.
  4. Parallax e Gameka são as únicas engines brasileiras, porém o Gameka foi descontinuado ainda em 2011.
  5. Parallax disputa em pé de igualdade com as outras engines o suporte multiplataforma.
  6. Parallax esta entre as engines mais fáceis, simples e intuitivas (Pois ela constrói o mundo automaticamente com base em um cadastro simples).

Obs.: Algumas destas engines estão inacabadas como produto final, outras não são gratuitas e muito menos OpenSource, raríssimas são especializadas, outra parte utiliza linguagens fáceis mas muita vezes não intuitivas quando se fala de programação para jogos, muitas das engines abaixo tem uma curva de aprendizagem alta. E normal que cada engine tenha mais destaque e efetividade em uma plataforma especifica e nenhuma delas escapam desta regra.

  Free OpenSource Inicio Fim Online Linguagem Multiplataforma Especialidade
Formato Origem
Parallax Sim Sim 06/2011 ... Sim Java
  • Sim! (JVM)
  1. Microsoft Windows
  2. Mac OS X
  3. Linux
  4. Solaris
  5. Mobile(Android)
  6. HTML 5
RPG 2D

Brasil

(Pará)

Gameka Sim Sim 07/2011 2011 Não C++
  • Sim!
  1. Microsoft Windows
  2. Mac OS X
  3. Linux
Diversos 2D

Brasil

(Brasília)

RPGMaker Não Não 1998 ... Não ActionScript
  • Sim!
  1. Game Boy Color
  2. Microsoft Windows
  3. MSX2
  4. PC-8801
  5. PC-9801
  6. PS1
  7. PS2
  8. Sega Saturn
  9. Super Famicom
RPG 2D Japão
(Internacional)
Love2D Sim Sim ? ... Não Lua
  • Sim!
  1. Windows
  2. Mac OS X
  3. Linux
Diversos 2D (Internacional)
Cocos2d-x Sim Sim ? ... Não Objective-C
  • Sim!
  1. iOS
  2. Android
  3. WinPhone7
  4. Bada
  5. Blackberry
  6. MeeGo
  7. Marmalade
  8. Windows
  9. Mac OS X
  10. Html 5
Diversos 2D (Internacional)
Moai SDK Sim Sim ? ... Não Lua
  • Sim!
  1. iOS
  2. Android
  3. Chrome
  4. Windows
  5. Mac OS X
  6. (em breve Linux)
Diversos 2D (Internacional)
Toque2D Sim Sim ? ... Não ?
  • Sim!
  1. Windows
  2. Mac OS X
  3. Linux
Diversos 2D (Internacional)
Game Maker Não Não 1999 ... Não GML (Game Maker Language)
  • Sim!
  1. Windows
  2. Mac
  3. Linux
  4. Tizen
  5. Android
  6. iOS
  7. HTML5
Diversos 2D/3D (Internacional)
GameSalad Não Não ? ... Não ?
  • Sim!
  1. Windows
  2. Mac OS X
Diversos 2D (Internacional)
Stencyl Não Não ? ... Não (Flash)ActionScript
  • Sim!
  1. iOS
  2. Windows
  3. Mac OS X
  4. (Em breve Android e HTML5)
Diversos 2D (Internacional)

Informações extras referentes ao Gameka:

Informações extras sobre o RPGMaker:

Obs.: Este é o 1° de 11 vídeos explicando como criar um jogo no RPGMaker.

 

 

Perguntas mais comuns (FAQ)

Porque o nome Parallax?

Resp.: Parallax é o efeito que ocorre através de uma ilusão de ótica. Por exemplo quando estamos dentro de um carro e a nossa esquerda esta uma montanha a uma distancia X, para quem esta dentro do carro a montanha esta parada, para quem esta na montanha o carro se encontra em movimento, a este efeito visual é chamado de Parallax.

O projeto pode ser direcionado para Android?

Resp.: Sim, a LibGDX da total suporte para Android, Desktop e HTML 5.

O foco da engine é ser uma fabrica de jogos somente ao estilo RPG?

Resp.: Sim, pois qualquer engine precisa de um foco, esta engine se baseou no RPGMaker como modelo, seguindo seus padrões.

Existe a ideia de migrar engine nem que seja conceitualmente para 3D ou outra linguagem como C++?

Resp.: Não!, é necessário manter o foco, para conseguir chegar ao objetivo.

Tudo que tem no JMMORPG tem no Parallax?

Resp.: Sim!

Qual tipo de apoio o projeto necessita?

Resp.: Qualquer um, toda a ajuda é bem vinda.

Quantas pessoas estão ou participam do projeto?

Autor:
  • Michel Montenegro ( Criador )

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8051152604230199

Colaboradores que atuam ou atuaram de forma mais direta com o autor:

Observação: Os devidos créditos são atribuídos em cada classe e/ou arquivo, ao qual o colaborador de alguma forma contribuiu de forma efetiva dentro do fonte do projeto. Casos como ajuda em fóruns são considerados pesquisas de campo (Salvo casos muito especiais a pessoa que contribuir nestes locais pode vir a entrar na lista de colaboradores, pois os mesmos fizeram algo mais significativo dentro do projeto (Independente da versão).

Histórico do Projeto

1° Projeto (Open-source): JMMORPG - Registrado (SF): 18/06/2011; Parado: 26/01/20012.

2° Projeto (Open-source): Parallax- Criado (SF): 20/12/2011; Parado: 01/08/20012.

3° Projeto (Open-source): ParallaxUnlimited- Criado (SF): 24/11/2012.


Tecnologias Envolvidas

Linguagem: Java 7+
IDE: Eclipse/NetBeans
LibGDX
Scene2D e Scene2DUI
TiledEditor
  • TileSet
  • Layer
  • Objects
  • Type
  • Properties
Artemis
  • Entitys
  • Components
  • Systems
Slick2D
Nifty-GUI
  • Graphic User Interface
  • Controls (Head-UP)
  • Widgets
  • XML - Java
  • Code Work in 2D and 3D Java Engines (Ex: Slick 2D, JMonkey Engine, Android)
RedDwarf
  • Server for MMORPG
  • Client (Java e C)
Banco de Dados Embarcado

Qualquer um suportado pelo ParallaxDB (MySQL, SQLite, etc...).

 

O Projeto Suporta

Formatos de Audio (Suportados pela LibGDX)

Resolução usada: Aqui varia, 800x600; 1280x720; depende do projeto.

Obs.: Lembrando que VSync não funciona em modo janela, mas tem como setar um FPS maximo (Isso é util para jogos online evitando, personagens acelerados em PCs potentes e lentos em PCs fracos, gerando um padrão, Se mal me angano alguns jogos padronizam 60FPS para evitar esse tipo de coisa)

Input suportados: Teclado e Mouse (Pretendo checar a questão do Joystick e outros recursos)

Tipos de jogos que podem ser criados pela engine:

Ele foi projetado para funcionar com o mesmo principio do RPG Maker, para criar jogos como Dofus, Tibia, clube do Pinguim e outros do gênero. Mas andei analizando a possibilidade de expandir isso (ou achar uma solução para outros formatos, como os jogos de plataforma, corrida, etc.), mas relembrando que um dos objetivos e o fator online do projeto, é um dos seus objetivos finais.

Agradecimentos

Desde que comecei a estudar na área (A dois anos e pouco, aproximadamente) tive o apoio de algumas pessoas e grupos de forma mais efetiva que merecem meus agradecimentos, dentro de meus estudos.

Algumas listas e grupos agora tem conhecimento do projeto: DFJug(Brasilia), RioJug(Rio de Janeiro), SouJava(Nacional), BelJug(Pará), ParaLinux(Pará), Sistin(Belém-S.I), TaSafo(Pará), BioGames, CosmicEffect, Idopter.

Entidades que se destacaram pelo apoio dado, com divulgação, convites para palestras, interesse na área de jogos digitais:

 

Go to top